3ª Lei de Newton

No dia 16 de Junho de 2016 os bolsistas de iniciação à docência observaram e ministraram aulas supervisionadas sobre a Lei da Ação e Reação.
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-01Iniciamos as aulas com o enunciado da 3ª Lei de Newton e depois posicionamos dois alunos sentados em cadeiras com rodinhas, um de frente para o outro. Pedimos então que um dos alunos empurrasse o outro para frente com os pés. Todos puderam perceber que a ação de empurrar um dos alunos para frente gerava uma reação contrária no outro aluno para trás.

pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-02

Na sequência apresentamos 3 exemplos do cotidiano em que pares de forças de ação e reação estão presentes: um homem caminhando, uma maçã sob a ação da gravidade e o disparo de uma arma de fogo.
Em cada um dos casos explicitamos os pares de ação e reação, como por exemplo, da seguinte forma: “AÇÃO: a Terra atrai a maçã para baixo. REAÇÃO: a maçã atrai a Terra para cima”.
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-03

Depois realizamos mais 4 experimentos:
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-04e pedimos para que os alunos identificassem os pares de forças de ação e reação.
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-05

Um carrinho movido devido ao jato de ar de uma bexiga:
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-06

Um carrinho movido devido ao arremesso de um pote com areia (rompemos o barbante com um palito de fósforo aceso):
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-07

Um canudinho que gira devido ao jato de ar de uma bexiga:
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-08

Uma bexiga que se desloca em um barbante devido ao jato de ar:
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-09

Os experimentos, apesar de muito simples, cumpriram o seu papel de tornar significativa a compreensão do assunto.
pibid-06-16-2016-terceira-lei-de-newton-10

Deixe um comentário

Arquivado em Col. Vicente Rijo

Deixe um comentário